Triste essa Notícia 😢🇲🇿
PRODUTORES DE FRANGOS USAM ANTI RETROV!RAIS COMO “VITAMINA ” EM TETE
Uma investigação conduzida pela organização Galamukani, na província de Tete, expôs uma prática preocupante entre alguns produtores de frangos locais: o uso de medicamentos anti-retrov!rais (ARVs) como se fossem vitaminas para acelerar o crescimento das aves.
A informação foi tornada pública por Isaias dos Anjos, pesquisador da Galamukani, durante uma conferência de imprensa. Segundo ele, para ter acesso aos fármacos, os produtores recorrem a profissionais de saúde que desviam os medicamentos do Sistema Nacional de Saúde para venda ilíc!ta.
De acordo com o levantamento, cada frasco de ARVs é comercializado entre 160 e 250 meticais, enquanto noutros casos os medicamentos chegam a ser trocados directamente por frangos. “O r0ubo e venda ilíc!ta de medicamentos do Estado está a tornar-se uma situação dramát!ca”, alertou o pesquisador.
A Galamukani afirma ter conversado com dois profissionais de saúde que confirmaram o desvio dos fármacos e o uso dos mesmos na avicultura. Os especialistas reconheceram que a prática está a prejud!car os pacientes que dependem dos ARVs e que acabam privados dos medicamentos por causa desse mercado paralelo.
Além de representar um r!sco grave para a saúde pública, o uso de ARVs em animais constitui cr!me e compromete a eficácia do tratamento para pessoas vivendo com HIV. A organização exige uma intervenção urgente das autoridades competentes para travar o esquema e responsabilizar os envolvidos no desvio de medicamentos essenciais.

Comentários
Postar um comentário