CHISSANO LAMENTA M0RTE DE SUA AFILHADA, ROSITA.
CHISSANO LAMENTA M0RTE DE SUA AFILHADA, ROSITA.
O Gabinete do antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, manifestou o seu pesar pelo falecimento de Rosita Mabuiango, ocorrido na manhã desta segunda-feira, no distrito de Chibuto, província de Gaza, em consequência de doença.
Na mensagem de condolências, o antigo Chefe do Estado destaca que a m0rte de Rosita representa uma perda que vai além do seio familiar, tocando igualmente toda a Nação moçambicana, uma vez que a sua história está profundamente ligada a um dos momentos mais difíceis vividos pelo país nos últimos tempos.
Rosita tornou-se símbolo de resistência e esperança após ter nascido em circunstâncias consideradas excepcionais, em cima de uma árvore, durante as cheias de 2000 no vale do Limpopo. Na altura, a sua mãe, Carolina Chirindza, encontrava-se refugiada naquele local há cerca de quatro dias, na tentativa de escapar às inundações que devastaram o distrito de Chibuto e várias outras zonas da província de Gaza e do território nacional.
No encerramento da mensagem, Joaquim Chissano endereça palavras de conforto aos familiares e à comunidade local, afirmando: “À família enlutada, bem como a comunidade do Chibuto, as minhas mais sentidas condolências”.

Comentários
Postar um comentário